Veja quais são as tendências para o e-commerce B2B em 2022

Publicado em 18/11/2021

Giulliane,

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Os dados do índice MCC-ENET revelam que o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020. Já o 44º relatório da Webshoppers, realizado pela Ebit — plataforma que mede a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores reais — mostra que 6,2 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online no início de 2021.

Mas, o que esses números representam para o setor B2B

Primeiramente, que mais pessoas estão começando a usar a internet para interagir, pesquisar e comprar produtos. Segundo, que as empresas do segmento B2B também precisam estar no mercado digital caso queiram ter acesso às oportunidades. 

É claro que só ter uma plataforma na internet está longe de garantir o sucesso nas vendas. Saber quais são as principais tendências do setor B2B também é importante para a empresa se antecipar e agir de forma estratégica.   

Quer saber quais são as expectativas para o e-commerce B2B em 2022 e como a Sellentt pode ajudar a aumentar a margem de lucro do seu negócio? 

Então continue com a gente e descubra!  

Perspectivas para o e-commerce B2B

O futuro do e-commerce será omnichannel. E as empresas B2B precisarão disponibilizar os produtos e serviços em todos os canais de venda, bem como investir em tecnologias para oferecer uma experiência personalizada e estreitar as relações com os compradores.

Segundo uma pesquisa feita pela McKinsey, empresa americana reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial, as interações remotas e de autoatendimento — ocasionadas pela pandemia — tornaram o acesso a informações, a conclusão de pedidos e realização de serviços muito mais simples. 

E por conta dessas mudanças, apenas 20% dos clientes do mercado B2B querem, hoje, retornar aos atendimentos presenciais.

Para a DHL, líder global em logística e serviço expresso, o futuro B2B é digital e tem potencial de crescimento de 70% até 2027. No entanto, para que as empresas do segmento realmente possam se beneficiar, será necessário humanizar processos, investir em usabilidade e agilizar as entregas. Não só isso, que sigam as principais tendências.

Tendências para o e-commerce B2B em 2022

Abaixo veja quais são as principais tendências para o setor B2B em 2022 e suas aplicabilidades: 

1- Marketing digital

O marketing digital utiliza ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, blog, marketplaces e sites para atrair e fidelizar compradores.

Esse modelo de marketing já é bastante utilizado por empresas B2C, cujo foco é o consumidor final. Mas será uma tendência também para o setor B2B, uma vez que cada vez mais empresas estão usando a internet para encontrar novos fornecedores e comercializar com outras organizações.  

2- Força de vendas

A força de vendas nada mais é que um grupo de profissionais capacitados e treinados para fechar negócios. A finalidade da equipe é compreender o comportamento de compra do cliente à fundo e atender suas reais necessidades. Também alcançar metas e atingir todos os objetivos de vendas.

Na internet a competitividade é muito grande, então usar uma força de vendas é necessário para que as empresas do setor B2B possam melhorar a experiência de compra e aumentar os lucros.

3- Inteligência de negócios

A inteligência de negócios trata da coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações. Sua finalidade é melhorar a tomada de decisão, bem como oferecer suporte à gestão dos negócios.

Concluir vendas é importante para a empresa do setor B2B ter sucesso. Contudo, direcionar as estratégias e gerenciar os negócios corretamente também é necessário para a empresa se manter sólida e atingir resultados no curto e longo prazo. E para isso, precisa contar com o apoio de informações.  

4- Tecnologia

Muitas empresas já investem em tecnologia para acelerar processos e melhorar a experiência de compra do cliente. Também usam ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão e aumentar a lucratividade.

O e-commerce exige aprimoramento constante para manter os negócios competitivos e as empresas do setor B2B também precisam abraçar essa ideia para não ficarem ultrapassadas nem perderem espaço para as concorrentes.

Como a Sellentt pode ajudar a aumentar a margem de lucro em 2022

A Sellentt é uma empresa jovem formada por líderes e profissionais especializados na área de TI. A equipe possui vasta experiência em mercados de Indústria, Gestão e Novos Negócios e busca desenvolver apenas soluções que ajudem outras empresas a se destacar. 

Desenvolvemos um Software as a Service (SaaS) que engloba, em apenas uma ferramenta, os recursos de Business Intelligence (BI), CRM e Força de Vendas. Trata-se de uma solução inédita, completa e inteligente de análise de dados que oferece informações reais e atualizadas para o uso de times externos e gestores do varejo e da indústria.

No e-commerce B2B, a ferramenta funciona como um preposto virtual. Fica disponível 24 horas, 7 dias por semana e permite o atendimento remoto ao cliente, enquanto o representante atende outro presencialmente. Isso significa que a empresa consegue reduzir seus custos e alavancar as vendas.

As empresas do setor B2B também podem usar a solução para criar catálogos digitais e divulgar todos os produtos em parceria com seus clientes. Dessa forma, aumentando a chance de fechar negócios. 

Ainda podem usar o software para criar promoções e condições especiais para um determinado segmento de compradores, bem como realizar queimas de estoque e fazer com que os produtos girem com mais facilidade. 

Incrível, não é?

Se quer saber mais sobre a solução, você pode acessar as informações por meio deste link. Ou, se preferir, pode entrar em contato com a nossa equipe para pedir uma demonstração.

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