Publicado em 06/05/2021
Giulliane,
Conseguir estabelecer uma conexão com os clientes é um dos maiores desafios dos gestores de negócios. Atualmente, vender não é apenas o necessário para se consolidar um relacionamento duradouro entre quem vende e quem compra. Hoje em dia há recursos como o BI, CRM e Força de Vendas para que essa conexão se torne mais fácil, rápida e eficiente.
Ferramentas de gestão comercial são cada dia mais utilizadas para que o gestor tenha uma ampla visão de como se relacionar melhor com o cliente, o fazendo ganhar confiança na marca, produto ou serviço oferecido. Essas estratégias devem contemplar, cada vez mais, novos recursos e práticas para manter os negócios competitivos, e claro, relevantes.
Entenda abaixo como algumas ferramentas tecnológicas se diferenciam e como podem ser unidas em prol de resultados mais expressivos dentro da gestão comercial.
Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócio, oferece um apoio estratégico e exato aos gestores, por meio de análises de dados. É uma forma de agrupar e explorar informações. Com essa tecnologia, é possível acessar e examinar um conjunto de dados criando resultados de forma analítica sobre o estado em que o negócio se encontra. A partir disso, é mais fácil traçar um caminho assertivo na área comercial.
O BI tem impacto direto nas decisões estratégicas e táticas operacionais de uma empresa. O principal objetivo é oferecer suporte à gestão empresarial oferecendo uma maneira de examinar dados para entender tendências e obter insights, simplificando o esforço de procurar, mesclar e consultar dados, transformando eles em informações muito valiosas.
Um exemplo é o gestor comercial de uma empresa do setor alimentício que possui representantes espalhados por todo Brasil. Se esse gestor possuir uma inteligência de negócio, todos os dados sobre a relação que se estabeleceu entre eles (vendedor x cliente), desde qual o produto que mais vende a qual o seu melhor representante, serão captados e explorados pela inteligência de negócio para gerarem relatórios que podem e devem auxiliar na estratégia comercial da empresa.
Uma organização gera uma infinidade de dados todos os dias, mas nem sempre faz o uso correto desses dados, perdendo grandes oportunidades. O sistema BI trabalha de forma otimizada, facilitando o uso das informações para serem mais assertivas e, assim ,atender as expectativas do mercado. Com o BI é possível ter uma gestão eficiente de informações, otimizar processos, ter melhor entendimento do mercado, prevenir e reconhecer falhas, fazer a gestão de riscos, analisar melhor a própria organização, identificar novas oportunidades, melhorar a tomada de decisão e muito mais.
Negócios não estão isentos de falhas do cotidiano, e esses erros algumas vezes acabam passando despercebidos e podem criar empecilhos que prejudicam o funcionamento do setor comercial, e até mesmo na lucratividade. A inteligência de negócio auxilia na detecção de falhas no processo, e com isso tem a missão de proporcionar melhores condições de tomada de decisão. As mudanças são benéficas, e podem mudar significamente a eficiência de vendas, facilitando a criação de novas estratégias para serviços contínuos e de pós-vendas.
A inteligência de negócio facilita o processo de compreender as informações para encontrar onde devemos concentrar maior esforço. Assim, os processos internos também se tornam mais claros para todos, facilitando o entendimento e a tomada de diversas decisões.
O CRM de vendas nada mais é do que uma plataforma que gere o relacionamento com os clientes integrando fatores como atendimento, prospecção, pós-venda, suporte e até estratégias de marketing. Tendo como principal objetivo atrair, converter e consequentemente vender mais. É uma forma de organizar todos os pontos de contato entre um cliente e um vendedor. Também pode ser usado para abordagens mais eficientes, já que armazena todos os dados do cliente potencial.
Com o CRM a gestão comercial tem:
A Força de Vendas está direcionada para otimizar o processo de tirar pedidos, agregar valor ao atendimento do cliente, gerar novas oportunidades e aproveitamento de mercado. As principais características da força de vendas são:
Ter um conhecimento completo dos produtos ou serviços que seu negócio oferece é a forma mais fácil de ajudar os clientes em suas necessidades.
Possibilita o representante comercial gerar pedidos de forma automatizada, assim, evita os erros de digitação e economiza tempo. Além de padronizar todos os pedidos, e enviá-los via e-mail de forma instantânea.
Uma empresa é mais bem sucedida se a equipe é coesa e trabalha de acordo com o mesmo objetivo. O time para trazer bons resultados, precisa estar motivado e, para que isso aconteça, ela pode ser incentivada de diversas formas, como aumento de comissão, prêmios entre outros.
Um sistema que ofereça todas as ferramentas de BI, CRM e Força de Vendas, é capaz de ajudar gestores comerciais a obterem um melhor resultado nas vendas e no processo de interação com seus clientes. Usufruir de tais ferramentas tecnológicas traz diversos benefícios e aumento de resultados positivos para negócios que querem se transformar diante de um mundo onde há uma infinidade de informações a serem processadas e utilizadas para melhorar as práticas comerciais. A tecnologia está cada vez mais assertiva e de fácil acesso para a maior parte das pessoas.
Para melhorar o processo de vendas e relacionamento com o cliente em seu negócio, não perca tempo em contratar um sistema que te ofereça tais recursos para se obter uma maior performance comercial e gerar grandes resultados!
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