Tudo o que você precisa saber sobre BI, CRM e Força de Vendas

Publicado em 06/05/2021

Giulliane,

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Conseguir estabelecer uma conexão com os clientes é um dos maiores desafios dos gestores de negócios. Atualmente, vender não é apenas o necessário para se consolidar um relacionamento duradouro entre quem vende e quem compra. Hoje em dia há recursos como o BI, CRM e Força de Vendas para que essa conexão se torne mais fácil, rápida e eficiente.

Ferramentas de gestão comercial são cada dia mais utilizadas para que o gestor tenha uma ampla visão de como se relacionar melhor com o cliente, o fazendo ganhar confiança na marca, produto ou serviço oferecido. Essas estratégias devem contemplar, cada vez mais, novos recursos e práticas para manter os negócios competitivos, e claro, relevantes.

Entenda abaixo como algumas ferramentas tecnológicas se diferenciam e como podem ser unidas em prol de resultados mais expressivos dentro da gestão comercial.

O que é BI: Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) ou inteligência de negócio, oferece um apoio estratégico e exato aos gestores, por meio de análises de dados. É uma forma de agrupar e explorar informações. Com essa tecnologia, é possível acessar e examinar um conjunto de dados criando resultados de forma analítica sobre o estado em que o negócio se encontra. A partir disso, é mais fácil traçar um caminho assertivo na área comercial.

O BI tem impacto direto nas decisões estratégicas e táticas operacionais de uma empresa. O principal objetivo é oferecer suporte à gestão empresarial oferecendo uma maneira de examinar dados para entender tendências e obter insights, simplificando o esforço de procurar, mesclar e  consultar dados, transformando eles em informações muito valiosas. 

Um exemplo é o gestor comercial de uma empresa do setor alimentício que possui representantes espalhados por todo Brasil. Se esse gestor possuir uma inteligência de negócio, todos os dados sobre a relação que se estabeleceu entre eles (vendedor x cliente), desde qual o produto que mais vende a qual o seu melhor representante, serão captados e explorados pela inteligência de negócio para gerarem relatórios que podem e devem auxiliar na estratégia comercial da empresa.

Vantagens de se obter o BI para o seu negócio:

  • Ajudar no gerenciamento de informações.

Uma organização gera uma infinidade de dados todos os dias, mas nem sempre faz o uso correto desses dados, perdendo grandes oportunidades. O sistema BI trabalha de forma otimizada, facilitando o uso das informações para serem mais assertivas e, assim ,atender as expectativas do mercado. Com o BI é possível ter uma gestão eficiente de informações, otimizar processos, ter melhor entendimento do mercado, prevenir e reconhecer falhas, fazer a gestão de riscos, analisar melhor a própria organização, identificar novas oportunidades, melhorar a tomada de decisão e muito mais. 

  • Detecta erros.

Negócios não estão isentos de falhas do cotidiano, e esses erros algumas vezes acabam passando despercebidos e podem criar empecilhos que prejudicam o funcionamento do setor comercial, e até mesmo na lucratividade. A inteligência de negócio auxilia na detecção de falhas no processo, e com isso tem a missão de proporcionar melhores condições de tomada de decisão. As mudanças são benéficas, e podem mudar significamente a eficiência de vendas, facilitando a criação de novas estratégias para serviços contínuos e de pós-vendas. 

  • Aperfeiçoa métricas e indicadores.

A inteligência de negócio facilita o processo de compreender as informações para encontrar onde devemos concentrar maior esforço. Assim, os processos internos também se tornam mais claros para todos, facilitando o entendimento e a tomada de diversas decisões. 

CRM – Gestão de Relacionamento com o cliente

O CRM de vendas nada mais é do que uma plataforma que gere o relacionamento com os clientes integrando  fatores como atendimento, prospecção, pós-venda, suporte e até estratégias de marketing. Tendo como principal objetivo atrair, converter e consequentemente vender mais. É uma forma de organizar todos os pontos de contato entre um cliente e um vendedor. Também pode ser usado para abordagens mais eficientes, já que armazena todos os dados do cliente potencial.

Com o CRM a gestão comercial tem:

  1. Melhor relacionamento com clientes ativos. 
  2. Obtenção de melhor satisfação do cliente e consequentemente melhor fidelização dos clientes.
  3. Melhor comunicação da equipe comercial.
  4. Melhor integração entre a equipe comercial e a equipe de marketing. Os analistas de marketing podem cruzar dados a fim de entender o comportamento do cliente.

Força de venda

A Força de Vendas está direcionada para otimizar o processo de tirar pedidos, agregar valor ao atendimento do cliente, gerar novas oportunidades e aproveitamento de mercado. As principais características da força de vendas são:

  • Entendimento dos produtos e serviços disponíveis.

Ter um conhecimento completo dos produtos ou serviços que seu negócio oferece é a forma mais fácil de ajudar os clientes em suas necessidades.

  • Otimizar o processo de geração de pedidos

Possibilita o representante comercial gerar pedidos de forma automatizada, assim, evita os erros de digitação e economiza tempo. Além de padronizar todos os pedidos, e enviá-los via e-mail de forma instantânea.

  • Coesão e motivação.

Uma empresa é mais bem sucedida se a equipe é coesa e trabalha de acordo com o mesmo objetivo. O time para trazer bons resultados, precisa estar motivado e, para que isso aconteça, ela pode ser incentivada de diversas formas, como aumento de comissão, prêmios entre outros.

Como melhorar o processo de vendas e relacionamento com o cliente?

Um sistema que ofereça todas as ferramentas de BI, CRM e Força de Vendas, é capaz de ajudar gestores comerciais a obterem um melhor resultado nas vendas e no processo de interação com seus clientes. Usufruir de tais ferramentas tecnológicas traz diversos benefícios e aumento de resultados positivos para negócios que querem se transformar diante de um mundo onde há uma infinidade de informações a serem processadas e utilizadas para melhorar as práticas comerciais. A tecnologia está cada vez mais assertiva e de fácil acesso para a maior parte das pessoas.

Para melhorar o processo de vendas e relacionamento com o cliente em seu negócio, não perca tempo em contratar um sistema que te ofereça tais recursos para se obter uma maior performance comercial e gerar grandes resultados!


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