Inteligência de Vendas x Força de Vendas

Para se ser sucesso em suas negociações, um time que esteja alinhado com os planos de negócio, é uma das partes mais importantes. Porém no dia a dia fazer com que as metas sejam alcançadas pode ser mais difícil do que parece, não é mesmo? 

Ter um time que saiba planejar e executar boas negociações, com estratégias, técnicas e ferramentas que consigam alcançar os mesmos resultados são indispensáveis a qualquer gestão comercial.

Leia abaixo sobre como a força de vendas e inteligência de vendas podem gerar grande impacto na qualidade de vendas:

O que é Inteligência de Vendas?

Chamamos de Inteligência de Vendas, o conceito aplicado aos negócios que consiste em um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas capazes de reunir o máximo de informações e dados mercadológicos necessários para alavancar diariamente a força de vendas de uma empresa.

Com a transformação digital chegando em todas as áreas, a Inteligência de Vendas é bem vinda por lidar com o grande número de informações que as empresas trabalham todos os dias. Coletando, agrupando e analisando as informações e dados dos potenciais, novos e recorrentes clientes no negócio como base para estabelecer processos comerciais mais eficientes e assertivos, que resultam em mais vendas. 

Portanto, podemos dizer que a Inteligência de Vendas reúne dados e informações sobre:

  • costumes, preferências e comportamentos do público, em especial aquele que você atende;
  • as práticas de atendimento e relacionamento com o cliente junto aos diferentes canais de comunicação da empresa – comunicação omnichannel;
  • as tendências do nicho do mercado em que seu negócio atua;
  • as ações e estratégias adotadas pelos concorrentes, prática conhecida como benchmarking.

Ferramentas que podem integram a Inteligência de Vendas:
CRM
BI – Business Intelligence
– Marketing Digital
Força de Vendas

O que é Força de Vendas?

A Força de Vendas, se trata de um time de profissionais capacitados e motivados a trabalhar sobre produtos e serviços de uma empresa para atender as necessidades dos clientes.  

Força de vendas é constituída por profissionais que são apaixonados por aquilo que fazem. Eles possuem visão sistêmica de todo o processo de venda, além de postura diferenciada para bater metas e alcançar objetivos, muitas vezes, desafiadores. A força de vendas tem o compromisso com resultados da empresa, e não somente com seus próprios resultados. 

A força de vendas tem como características:

  • Ser especialista no que faz;
  • Tem o pleno entendimento do que vende;
  • Acredita no que vende;
  • Tem o foco nos resultados;

Como dito anteriormente, a força de vendas é formada por um time de profissionais capacitados e motivados. Porém, como tudo atualmente também se tornou um processo automatizado, onde através de um sistema facilita a vida do gestor e potencializa as ações da equipe comercial.

Inteligência de Vendas x Força de Vendas

Tanto Inteligência de Vendas quanto a Força de Vendas tem o papel de tornar a gestão comercial de seu negócio mais eficiente. Porém, ambas ainda possuem diferenças consideráveis. Enquanto a Inteligência de Vendas é um conjunto de ferramentas que fazem uso de dados, sistema e tecnologia integrados para ajudar o time de vendas a fechar mais negócios através de insights, a Força de Vendas está direcionada para otimizar o processo de tirar pedidos, agregar valor ao atendimento do cliente, gerar novas oportunidades e aproveitamento de mercado.

Assim sendo investir em uma ferramenta de Inteligência de Vendas é valioso, mas também ter uma equipe ou software de Força de Vendas, pode agregar em tomada decisões mais assertivas nos times de vendas e marketing. 

Se você deseja aumentar as vendas e conseguir uma maior participação no mercado, não perca tempo e invista em uma solução inteligente que fortaleça as estratégias de prospecção.

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