Sua empresa explora o mix de produtos na hora das vendas?

Publicado em 21/10/2021

Giulliane,

Compartilhe isso

Só oferecer um produto de qualidade não é suficiente. Se quiser manter bons resultados nas vendas e melhorar o desempenho dos representantes, a empresa precisa disponibilizar um mix de produtos no seu portfólio. 

A sua força de vendas oferece variedade de itens na hora de realizar uma venda?

Neste post iremos explicar o que é mix de produtos, qual a sua importância na indústria e por que investir em um sistema de forças de vendas como o Sellentt pode ajudar na gestão comercial e na potencialização dos resultados. 

Esperamos que goste. Boa leitura!  

Mix de produtos: o que é?

Se tivéssemos que explicar o mix de produtos em uma única palavra, seria variedade. Quando uma empresa foca em oferecer apenas um tipo de produto, ela geralmente quer se tornar uma referência no mercado. O problema é que isso tende a gerar o efeito rebote e limita o desempenho dos representantes

A oferta de produtos sempre foi o jeito mais rápido de fechar vendas porque a empresa consegue oferecer várias soluções para seus compradores. Deixar de apostar no mix de produtos impede qualquer empresa de alcançar novas oportunidades. E pior que isso, de atender às necessidades básicas dos clientes.

Qual a importância para a empresa

Os clientes possuem necessidades distintas e direcionar todos os esforços e investimentos para atender apenas um tipo de perfil faz com que a empresa limite o seu alcance nas vendas.

No mercado existe algo chamado sazonalidade, que está relacionado aos impactos (positivos ou negativos) que uma empresa pode sofrer com eventos externos. 

Se a única atividade de um cliente for a comercialização de sorvetes, por exemplo, pode ser que no outono e no inverno ele não tenha resultados satisfatórios nas vendas, concorda? No entanto, se oferecer outros produtos, ele pode atrair novos compradores e manter um bom faturamento. 

Esse exemplo se encaixa perfeitamente ao setor alimentício, mas também pode ser considerado por outros segmentos da indústria tais como automobilística, tecnológica e energética. 

Mas a prevenção contra os efeitos externos (clima, época do ano, demanda, entre outros) não é a única razão de apostar no mix de produtos na hora de uma venda, sabia? 

Com o mercado cada vez mais competitivo, ofertar vários produtos diferentes no catálogo é uma forma de ajudar o cliente a se manter vivo no jogo. 

Como um sistema de força de vendas pode ajudar no mix de produtos?

Antigamente, quando os representantes iam até uma empresa para oferecer os produtos, eles precisavam levar uma pasta com uma série de imagens e textos explicativos. Dependendo da quantidade de itens neste portfólio, o cliente levava horas para analisar todo o conteúdo e tomar uma decisão. 

A questão é que hoje os clientes não dispõem mais de tempo ou disponibilidade para analisar cada um dos produtos. Eles querem escolher as opções mais acertadas, e querem fazer isso o mais rápido possível. E é aí que entra a necessidade da empresa investir em um sistema de forças de vendas

Um sistema de força de vendas nada mais é que uma ferramenta digital que oferece praticidade para os representantes apresentarem os produtos para o cliente. Mas mais que isso, é uma solução que ajuda simplificar o trabalho do gestor na hora de controlar as equipes e as operações. 

Como o sistema de forças de vendas utiliza inteligência artificial, a indústria pode transformar dados em informações de qualidade, e com isso otimizar a gestão comercial e tomada de decisão. 

Além disso, a empresa consegue garantir outras vantagens como: 

    • Análises mais inteligentes: a indústria consegue realizar análises mais precisas quando o assunto é mix de produtos, positivação de clientes e desempenho de vendedores;
    • Gestão fácil de clientes: é possível analisar o histórico de compra em poucos cliques e monitorar a forma com que os representantes estão atendendo os compradores. 
    • Maior controle sobre o time de vendas: o sistema permite que o gestor acompanhe cada integrante da força de vendas, avaliando o seu desempenho e produtividade.  
    • Vendas rápidas: uma vez que é possível efetuar pedidos, consultar produtos e compartilhar informações por meio de um smartphone ou tablet, os representantes conseguem fechar negócios em menos tempo.
    • Automatização do marketing: a tecnologia consegue simplificar a comunicação com os clientes, o que contribui para as estratégias de marketing e vendas.
    • Atendimento personalizado: com um sistema de forças de vendas, a indústria consegue atender todos os clientes remotamente, sem necessidade dos representantes se dirigirem até a empresa. 

A Sellentt é um sistema de forças de vendas criado com um único objetivo: potencializar os resultados comerciais. Oferece módulos para os representantes e vendedores acessarem os itens quando forem realizar uma venda, verificando qual é o melhor mix de produtos para aquele cliente, a uma margem de lucro adequada

O sistema também disponibiliza dados e relatórios para o gestor verificar o comportamento e as necessidades dos compradores.  E, a partir dessas informações, definir estratégias de vendas mais assertivas, ou alterar a margem desses produtos para alcançar maior lucratividade. 

Se você gostou do conteúdo e quer descobrir mais sobre como o Sellentt pode potencializar seus resultados na gestão comercial, peça uma demonstração agora mesmo e veja, na prática, todas as funcionalidades dessa super ferramenta. 

Compartilhe isso