Inteligência de vendas: O que é e como ajuda a potencializar suas vendas.

Um dos principais objetivos das empresas é aumentar suas vendas. Somado a isso, atualmente conquistar clientes é um trabalho árduo que demanda preparo.

Com tantas opções no mercado, o cliente a cada dia se torna mais informado e com um maior poder de compra. Ele se torna mais independente do vendedor e seu discurso. Por isso, ferramentas e estratégias como a inteligência de vendas, força de vendas ou inteligência de negócio se tornam indispensáveis aos gestores que desejam prosperar com seu negócio. 

O que é Inteligência de Vendas? 

Na prática, a Inteligência de Vendas é um conjunto de ações que fazem uso de dados, sistema e tecnologia integrados. Utilizando a inteligência de vendas no tempo certo, ela ajuda vendedores a fechar mais negócios. Um dos primeiros passos para implementar esse conceito é a coleta de informações do perfil de seus clientes, como hábitos de compra, canais de comunicação preferidos e histórico de interação com a sua marca ou vendedor. Essas informações quando bem alinhadas, ajudam a gestão comercial a descobrir em que ponto do funil de vendas esses clientes se encontram, ajudando no desenvolvimento de abordagens que possam ser mais assertivas e na identificação de clientes mais propensos a fechar negócio.

Como usar a Inteligência de Vendas

Um dos principais objetivos ao utilizar uma ferramenta de inteligência de vendas, é ter em apenas um clique dados que ajudam na geração de insights para ações mais assertivas de vendas e marketing. A partir dessa coleta de informações, é mais fácil para que as equipes de força de vendas possam montar um novo “cenário” para atrair clientes e conduzi-los ao longo do funil que resultará na efetivação da venda.

Para isso, utiliza-se um conjunto de sistemas integrados, assim as práticas e recursos tecnológicos aumentam as chances de se efetuar transações comerciais muito bem sucedidas. A inteligência de vendas está refletida nos planos de ações diários para o fechamento das vendas. 

Quais os benefícios de utilizar um sistema de Inteligência de Vendas?

Agora que você já sabe para que serve a inteligência de vendas, é importante destacarmos os benefícios de se ter um sistema que automatize os processos comerciais, ajudando qualquer empresa a conhecer profundamente seus clientes, volume de vendas e mix de produtos, sabendo quais são suas preferências e o que deverá fazer para fechar mais vendas. 

Confira abaixo: 

AVALIAR DADOS

Avaliar os dados coletados é a parte mais importante do processo de inteligência de vendas, pois o gestor comercial irá através disso, extrair informações de valor e os impactos que causam nas vendas, deve-se mapear as oportunidades e os eventuais riscos. Sendo possível traçar perfis de públicos, de interesses, comportamentos recorrentes, frequência de vendas e compra entre outros insights.

DECISÕES MAIS RÁPIDAS E ASSERTIVAS 

Para não perder tempo mirando em um público errado ou usando estratégias equivocadas, a inteligência de vendas fornece informações em tempo real, sendo precisas para fazer uma tomada de decisões que corrijam rapidamente o rumo de alguma ação que não esteja dando resultados positivos.

PRODUTIVIDADE MAIOR

Ter a inteligência de vendas é ter a transformação digital presente na empresa. E no setor comercial esse sistema é essencial. Ele torna todo o processo mais ágil, elimina as tarefas burocráticas e permite que vendedores lidem com mais oportunidades em menos tempo.

Inteligência de Vendas potencializa as vendas?

A inteligência de vendas é uma das melhores formas de aumentar as vendas na indústria e conseguir uma maior participação no mercado. Essa abordagem inteligente fortalece muito as estratégias de prospecção, mostrando quais são os melhores caminhos para se investir e/ou onde investir. Ser inteligente em vendas é ter a transformação digital presente na empresa. E, no setor comercial, um sistema de vendas é essencial.

Você já está implementando a Inteligência de Vendas para potencializar suas vendas? É a hora de investir no futuro! 

Solução de Inteligência de Vendas, E-commerce B2B, Marketing Digital e mais. 

Tags:, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *