Publicado em 29/06/2021
Giulliane,
A transformação digital para as empresas deixou de ser uma opção e se tornou uma urgência para sobreviver ao mercado que cada dia se transforma e evolui. A crise de 2020 fez com que as empresas tivessem que apertar o passo rumo a essa nova forma de funcionar e as outras que ainda não tinham o processo digital como parte de seu cotidiano, tiveram que começar a correr atrás. Atualmente é muito difícil encontrar empresas que não passam pelo meio digital em algum processo do serviço. E se engana quem acha que estar no meio digital se resume somente a ter perfis em redes sociais, a transformação digital é muito mais que isso.
Mas e ai, o que é a transformação digital no cenário das empresas? Como esse processo acontece na gestão de um negócio? Qual é a grande importância? A resposta para essas perguntas você confere abaixo:
Transformação digital é uma mudança estrutural das empresas para solucionarem problemas tradicionais, como: queda de desempenho, produtividade, agilidade e eficácia. Atualmente a transformação digital é um conceito para o agora e para o futuro.
As empresas devem dar toda a atenção a essa tendência, onde a tecnologia avança mais rápido a cada dia para que possam sobreviver.
É difícil encontrar empresas onde o processo de vendas não passe por nenhuma etapa digital. Um exemplo é o processo de compra, desde anúncios a vendas online, onde em algum momento esse processo passa pelo digital. Porém isso não é o bastante para que sua empresa esteja no digital. Essa transformação tem que passar por todos os núcleos da empresa, todas as rotinas e todas as áreas.
Na área de vendas, a transformação digital vai interferir desde a aquisição de novos clientes até na assinatura de contratos, passando por todos os processos de abordagem e negociação. Alguns exemplos são:
– Reuniões presenciais podem se tornar vídeo chamadas;
– O envio de contratos por um meio eletrônico ao invés de usar os correios;
– Seus clientes podem fazer pagamentos online da forma que desejar, de forma que se encaixe nas necessidades dele e de sua empresa;
Processos eficientes:
Novas tecnologias contribuem em grande escala para a eficiência dos processos de uma empresa, principalmente se essas tecnologias forem voltadas à área de gestão comercial.
Isso faz com que o processo agregue valor ao produto ou serviço prestado de forma mais rápida, com menos erros e com um custo menor.
Além disso, a automação do processo faz com que ele seja monitorado em tempo real através de dispositivos de análise como KPIs, e se necessário, podem ser ajustados, promovendo melhoria contínua.
Melhoria na experiência dos clientes:
Inteligência de Negócio, CRM e Marketing Digital são algumas das tecnologias que as empresas utilizam atualmente para melhorar a experiência do usuário, tornando-a cada vez mais personalizada.
Com isso, essas tecnologias analisam dados e os transformam em insights. Deste modo a área de marketing, venda e desenvolvimento analisam esses dados e criam campanhas para conquistar e fidelizar esses clientes, além de prospectar novos.
Adotar medidas para migrar ou ingressar no digital se tornou indispensável e traz muitos benefícios para quem adotar como uma nova forma de gerir seu negócio. Empresas que já estão em um estágio avançado de Transformação Digital estão colhendo melhores resultados. E isso não mudará após a crise!
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E também confira neste blog post: Sua empresa já está usando as ferramentas digitais para vender mais?