Publicado em 22/01/2021
Giulliane,
As redes sociais estão modificando a forma das pessoas se relacionarem. Cada vez mais surgem serviços e aplicativos novos que podem aproximar os clientes de suas marcas, e por isso é muito importante ter o perfil da sua empresa nessas plataformas.
O Instagram e o Whatsapp são as plataformas mais utilizadas no momento pelas empresas no Brasil.
Entretanto, o Facebook ainda não deve ser descartado das suas estratégias de divulgação nas redes sociais e o YouTube vem crescendo mais a cada dia e deve ser considerado para divulgar suas marcas e produtos também.
O importante é localizar onde está o seu público alvo, e desenvolver conteúdo relevante que se comunique com ele.
Isso porque, o chamado social commerce, permite uma interação entre o consumidor e o vendedor e, consequentemente, possibilita a negociação das duas partes.
Devido a essa alta exposição é preciso ficar atento, pois deslizes e falhas também se propagam na mesma velocidade.
Para compreender a influência que as redes sociais podem ter nas negociações e também para não cometer erros nesse processo, separamos algumas dicas para você.
O mundo digital está em constante evolução e as atualizações chegam em nossas vidas a todo instante. No social commerce é indispensável que você esteja atento a essas novidades, porque elas podem te ajudar a conquistar novos clientes.
Estude e conheça as redes sociais. Você precisa saber como a plataforma funciona, se possível ter até um perfil particular para se familiarizar e dominar as ferramentas, antes de partir para o perfil comercial.
Planejamento é algo indispensável, sobretudo no digital. Você precisa conhecer o seu público-alvo e saber o que ele anseia, assim você se torna mais assertivo.
“Atirar para todos os lados” não é uma boa ideia, pois ações sem foco correm mais risco de serem frustradas.
Observe o comportamento de seus clientes, busque características em comum para que você possa se comunicar com eles.
Outro ponto importante, é prestar atenção na voz do cliente. Dê o mesmo valor para os elogios e reclamações, porque os dois são fundamentais para melhorar os seus produtos e/ou serviços.
Existem várias empresas que gerenciam e alimentam as redes sociais, mas, dependendo do tamanho de seu empreendimento, opte por administrar você mesmo as suas redes sociais.
Às vezes, um serviço terceirizado pode distanciar o cliente de sua marca, afinal, ninguém conhece mais e sabe defender os pontos positivos de seu produto melhor do que você.
Crie técnicas para avaliar o seu desempenho. Analise qual ação favoreceu a sua marca e teve mais visualizações e resultou em maior número de vendas e busque formas de potencializar esse resultado.
Se você publicou algo que não agradou o seu público e aumentou os índices de rejeição de seu produto, não se desespere!
Estude o que deu errado na sua ação e entenda o motivo pelo qual ela não atingiu o objetivo esperado.
Listando esses pontos você vai aprender a se comunicar de forma mais efetiva e evitar usar técnicas que não funcionam.
Não tenha medo de tentar novas formas de dialogar com os seus clientes, às vezes, uma ação pode não gerar o número de vendas que você esperava, mas pode fidelizar o cliente.
Para finalizar, o mais importante em qualquer ação de marketing digital é manter o ritmo das postagens.
Ter consistência e constância* nos conteúdos e publicações são fatores determinantes para o sucesso nas redes sociais.
*Consistência é determinada pela nossa capacidade de entender e demonstrar a nossa coerência relacionada com absolutamente tudo que falamos e praticamos. Constância é a reprodução não interrompida de um mesmo fato ou fenômeno; frequência, habitualidade.
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