A oportunidade de ouro ao digitalizar o comercial da sua empresa!

Publicado em 20/01/2021

Giulliane,

Compartilhe isso

A importância de um sistema de vendas online para o nosso atual cenário

Várias empresas e seus gestores ainda têm uma ideia muito confusa de como será o futuro dos negócios digitais. 

Um futuro que se antecipou enormemente durante esta pandemia que estamos vivendo e que já podemos chamar de cenário atual.

Uma grande empresa não analisa o nível de mudança que será necessário. Mas, em uma pequena ou média empresa, principalmente no Brasil, a realidade é bem diferente.

Os gestores do negócio têm dúvidas sobre sua própria capacidade de ir em direção aos negócios digitais, devido às grandes mudanças necessárias, aos orçamentos limitados e às condições econômicas desafiadoras.

Gostando ou não, a revolução digital já está acontecendo diante dos nossos olhos. 

Já é uma verdade. 

E, acreditamos, que ela transformará de forma radical o modo como se gera negócios em todas as indústrias – desde as micro até as grandes corporações.

Fatores vitais ainda não estão completamente esclarecidos: os diversos cenários nos diferentes setores, os novos desafios e as novas regras. 

Mas é justamente aí que estão as oportunidades!

 

O que precisa ser desenvolvido

Gestores devem – e necessitam – criar a visão dos negócios digitais de suas empresas e seguir em frente, assumindo papel de destaque na economia atual. 

Essas novas maneiras de criação, feita por esse novo modelo de negócios, remodelam os mercados e as regras de concorrência. 

A conta volta a zero. A competitividade inicia de novo e todos possuem uma nova chance.

E essa é a grande oportunidade de igualar sua empresa com concorrentes maiores. O que seria impensável há alguns anos atrás. 

 

Desafios

Os novos gestores de tecnologia possuem grandes desafios pela frente. As perspectivas para gerar negócios realmente criativos e inovadores são pouco explorados em grande parte das indústrias, especialmente em países subdesenvolvidos. 

E a mutação, a adaptação das tecnologias digitais, facilita a criação de modelos totalmente novos. 

Eles são, a grosso modo, cheios de informação – mas não necessitam de grandes investimentos em ativos (uma condição praticamente obrigatória para viabilizá-los no Brasil há alguns anos atrás).

 

Característica do modelo digital

Formas econômicas industriais visam bens tangíveis, como ferramentas, equipamentos, insumos e matéria-prima. 

Já os modelos econômicos de serviço optam pela importância de ofertas intangíveis, onde o diferencial competitivo fica por conta de características que são adicionadas aos serviços — de certa forma, já um modelo “desmaterializado”. 

Agora estamos começando uma nova era econômica — o negócio digital – que leva a desmaterialização em um nível nunca pensado até agora.

Uma parcela importante da vantagem competitiva das empresas no passado foi seu acesso privilegiado a recursos materiais ou custos baixos em seu processo de transformação física, da matéria prima às mercadorias terminadas. 

Nesta nova era, os componentes intangíveis têm precedência sobre os materiais. 

O modelo digital é alimentado pela inteligência e criatividade em explorar ativos de informação, mais do que ativos físicos.

 

Com quem trabalhar

Estas empresas precisam trabalhar com bons gestores de negócios para criar a nova forma de business digital de suas empresas. 

Precisam de profissionais que acreditem e sabem que a digitalização não só é um caminho sem volta, mas necessária para a sobrevivência da empresa.

Não precisam, necessariamente, serem profissionais experimentados no ambiente digital, mas precisam ter a capacidade de identificar e contratar empresas que prestem estes serviços, com softwares específicos e capacidade de orientação consultiva. 

Além disso, precisam direcionar profissionais da empresa para atuarem nas plataformas digitais contratadas, que fazem impulsionar a criatividade e inovação aplicadas sobre ativos de informação intangíveis, sem a obrigatoriedade de grandes investimentos em ativos físicos. 

Enfim, é necessário redirecionar a busca de talentos – problema complicado no Brasil – sob uma visão de uma rede dinâmica híbrida, optando, oportunamente, por recursos internos e externos.

 

Se quiser conhecer nossa plataforma digital e também nossa maneira de trabalhar, digitalizando de maneira customizada e consultiva o comercial da sua empresa, entre em contato e peça uma demonstração com um de nossos especialistas. 

Compartilhe isso