Inteligências e tecnologias nas vendas precisam respeitar o lado humano

Publicado em 24/10/2020

Giulliane,

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Diretores, gerentes e representantes externos jogam no mesmo time e todos saem ganhando, quando a solução adotada é realmente eficiente

Por Thiago Ronda, CEO da Sellentt

Alguns profissionais de vendas, especialmente da Indústria e Atacado, ainda podem pensar que a contratação de uma solução de Business Intelligence, CRM ou Força de Vendas serve principalmente para criar metas ainda mais altas para a equipe ou pressões maiores sobre os gerentes e, especialmente, sobre o vendedor externo.

Este é um pensamento totalmente equivocado, quando a solução utilizada é correta e realmente eficaz. Uma ferramenta dessa ordem deve oferecer antes de tudo uma relação de “ganha-ganha”, onde tanto a diretoria, a gerência e o time externo saem lucrando com a implantação do sistema. E é aí que entra a verdadeira Inteligência Artificial a serviço dos negócios. 

As tecnologias e as aplicações de uma Solução de Inteligência Comercial voltada ao setores de Indústria e Atacado devem ajudar a construir uma ferramenta muito bem articulada, que funcione de modo intuitivo, sutil e vantajoso para todas as partes, fazendo com que a solução se torne parceira dos times gerenciais e externos.

Com o aplicativo Sellentt em seu celular, por exemplo, o vendedor externo é munido de inúmeros benefícios, podendo ter informações imediatas sobre o estoque, o mix e a margem dos produtos, realizando assim visitas mais eficientes e ganhando tempo.

A Inteligência por trás do Sellentt é capaz de demonstrar ao usuário, de forma enxuta e direta, as informações necessárias para uma tomada de ação mais efetiva em campo. Com a utilização diária, o usuário começa a perceber a vantagem da ferramenta e o valor que ela agrega durante as visitas. Assim, muito rapidamente, a Solução é integrada ao cotidiano do time externo e passa a ganhar a aderência e a comprovar sua eficiência a esses usuários. 

Um exemplo prático dessa interação oferecida por essa Solução está na organização automática das visitas da semana, onde a Inteligência do Sistema cria automaticamente alertas indicando quando o ciclo médio de compras de cada cliente se encerrou. Com uma carteira enorme de clientes, seria muito difícil o representante ter esse controle de forma eficaz, sem o auxílio de uma tecnologia.

Para criar o Sistema do SaaS (Software as a Service) que compõe o , a empresa de Tecnologia estudou a rotina e o comportamento dos vendedores em campo, e desenvolveu a ferramenta para ser uma potencializadora das ações do vendedor, organizando suas atividades e criando insights que, sem o auxílio dessa ferramenta, seria muito difícil desse profissional atingir.

Pensando em proporcionar uma familiarização e uma interação fluida dos vendedores com a Sellentt, a empresa definiu para a fase de implantação um processo de treinamento aplicado pelo seu time de Customer Success voltado aos gestores e à equipe de vendedores. Após essa etapa, o time de suporte fica à disposição para atender demandas e dúvidas que possam surgir no início da utilização.

Assim, com a incorporação simplificada da ferramenta, os vendedores já podem enxergar em pouco tempo os benefícios proporcionados. Durante as visitas, o usuário consegue perceber claramente a facilidade para obter informações relevantes, que melhoram as vendas; isso traz um impacto muito positivo ao dia a dia acelerado que o profissional da Indústria e do Atacado costuma ter. 

A comunicação facilitada pela ferramenta entre gerentes e times externos também melhora as engrenagens das vendas. O gestor da equipe pode configurar pelo painel web quais as informações e a frequência de mensagens que cada usuário deve receber. Com isso, é possível programar lembretes sobre campanhas, avisos para cadastro de shopping de preços, entre outras informações que trazem grande ajuda para a rotina de vendas.

Atualmente, a aplicação da TI, para gestão comercial, não é mais uma tendência, mas uma necessidade. Com a competitividade acirrada e a quantidade de informação disponível, as empresas que não buscarem soluções tecnológicas para suas operações irão perder mais espaço no mercado a cada dia.

A tecnologia é uma ferramenta poderosa e que veio para ficar, quando utilizada da maneira correta, pode trazer inúmeros diferenciais para a empresa, servindo, sobretudo, às necessidades dos seus usuários.

Thiago Ronda é sócio-fundador e CEO da empresa Sellentt, onde está à frente dos setores de Vendas, Customer Success, Estratégia e Produto. É graduado em Informática Biomédica pela USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui mais de 10 anos de experiência em liderança em diversos setores da Indústria e Varejo.

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