Como aumentar as vendas por meio do e-commerce B2B

Publicado em 06/06/2022

Melissa, Vespa

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A transformação digital chegou com força, sendo o e-commerce B2B uma das ferramentas mais presentes na nova forma de negociação de indústrias e distribuidoras. 

No entanto, no caso do e-commerce, alguns profissionais podem apresentar relutância ao modelo de negócio, visto que podem perder espaço no mercado de trabalho. Mas será que a nova maneira de vender realmente pode atrapalhar a profissão dos vendedores? 

Ao longo deste artigo você vai entender como os canais de vendas online podem ser grandes aliados para empresas e vendedores, contribuindo para a gestão comercial e o aumento das vendas. 

Boa leitura!

Gestão comercial na era da transformação digital 

Pode parecer redundância afirmar que o mundo mudou, mas a verdade é que mudou e bastante, principalmente na última década. Em outros tempos, tudo aquilo que uma empresa fazia de inovador era considerado pioneirismo. Mas atualmente, essas inovações são vistas como estratégias para sobreviver no mercado. 

O estudo Global Interconnection, que mede o crescimento da economia digital global, fez uma projeção de que em 2022, 65% do PIB global será digitalizado. No mesmo estudo, 64% dos entrevistados afirmaram que é necessário criar novos negócios digitais para permanecer economicamente viáveis até 2023.

Seja pelos avanços da tecnologia ou alterações comportamentais dos clientes, a transformação digital deixou de ser uma utopia para se tornar parte da rotina de qualquer comércio. Inclusive na de vendedores. 

Problemas como a lentidão em processos internos, queda no desempenho, estagnação nas vendas e até mesmo falhas humanas foram solucionados ou diminuídos por meio das novas tecnologias.

As ferramentas digitais para vendas, por exemplo, trazem uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. Os principais são:

  • Processos mais eficientes:

A gestão comercial fica mais ágil quando o processo é automatizado. A taxa de erros diminui, reduzindo custos e por meio dos KPIs (indicadores de desempenho) é possível monitorar todo o processo, identificar falhas e promover ajustes. Não só isso, realizar a future-proof (prova de futuro).

  • Qualidade na jornada do cliente: 

A coleta e análise de dados favorece a Business Intelligence (Inteligência de Negócio), que permite aos gestores possam entender melhor as informações recebidas e transformá-las em vantagens para agregar valor aos processos. 

A transformação digital é perceptível na rotina das empresas e fora dela. E a tendência é que a cada ano, a tecnologia esteja mais inserida na criação, produção e fechamento de negócios.

Um ponto fundamental que a revolução digital trouxe, está relacionado na maneira com que os vendedores podem vender produtos e serviços. A chegada do e-commerce

E-commerce B2B: um novo jeito de fazer o que você fazia antes

Os canais de vendas online, que possibilitam o e-commerce B2B, vieram para ficar e cada vez mais organizações e profissionais terão que se adaptar ao novo modelo.

Softwares e plataformas virtuais estarão muito mais presentes na maneira como as negociações serão feitas daqui pra frente. O uso de aplicativos, interação com robôs e atendimentos online, desde a primeira consulta até na hora efetuar pagamentos, vão ocorrer por meio de um dispositivo tecnológico. 

Nas relações B2B não será  diferente. Uma projeção da Grande View Research, identificou que o tamanho do mercado global de business to business era de U$ 6.883,47 bilhões em 2021. E as taxas de expansão entre 2022 e 2030, será de quase 20% ao ano. 

De acordo com o Relatório do Comércio Eletrônico B2B, realizado pela Amazon Business, 85% dos compradores de empresas afirmaram que durante a pandemia, a participação das organizações no mundo digital cresceu mais. E 91% dos entrevistados garantiram preferir comprar pelos canais online

Mas com tantas mudanças na maneira de atender os clientes, algumas dúvidas e receios podem surgir: “Será que o vendedor humano ficará obsoleto daqui por diante? Eles serão afetados negativamente pela transformação digital?” 

A resposta é: não! Contudo, se preparar para o futuro do trabalho é essencial. Os profissionais de vendas terão que adquirir novas responsabilidades, habilidades e se adaptar dentro desse novo sistema.

O casamento entre E-commerce B2B e vendedores externos

O vendedor que tinha como função anotar pedidos deixa de existir dentro do e-commerce B2B. Mas vale lembrar que a função até pode ser extinta, mas o profissional renasce com uma importância ainda maior. 

A indústria e o comércio continuarão mantendo estes profissionais trabalhando em cargos mais altos como supervendedores e agentes de marketing, por exemplo. E a partir de agora, com ferramentas tecnológicas a seu favor, como nunca havia acontecido. 

Uma boa solução para ecommerce B2B pode ser uma forte aliada dos vendedores, facilitando a rotina de trabalho e automatizando processos manuais e sujeitos a falhas, como era o caso do ciclo de compras de um cliente.

Por meio de apps, os vendedores já podem receber notificações que indicam todas as funções que devem ser realizadas no dia, como agendar visitas, fazer ligações, entre outros. Ou seja, os representantes mais do que nunca atuarão como consultores de vendas e o seu trabalho ficará ainda mais simplificado. 

Um canal de vendas é apenas um novo ponto criado entre as empresas, e o vendedor continuará sendo a ponte de ligação entre elas. A diferença é que pode usar ferramentas de comunicação, gestão e vendas para melhorar o controle dos pedidos e simplificar o atendimento.

Com o uso da tecnologia, ficou muito mais fácil vender e mais difícil perder vendas. Basta saber usar as soluções tecnológicas a favor dos negócios e instruir os vendedores para dominarem essas ferramentas. 

Se você quer saber mais sobre ferramentas para e-commerce, que vão auxiliar sua equipe de colaboradores e aumentar as vendas do seu negócio, acompanhe nosso blog.

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