Inteligência de Vendas x Força de Vendas

Publicado em 11/08/2021

Giulliane,

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Inteligência de Vendas x Força de Vendas

Você conhece a diferença entre inteligência de vendas e força de vendas? Para se ter sucesso em suas negociações, um time que esteja alinhado com os planos de negócio, é uma das partes mais importantes. Porém no dia a dia fazer com que as metas sejam alcançadas pode ser mais difícil do que parece, não é mesmo? 

Ter um time que saiba planejar e executar boas negociações, com estratégias, técnicas e ferramentas que consigam alcançar os mesmos resultados são indispensáveis a qualquer gestão comercial.

Leia abaixo sobre como a força de vendas e inteligência de vendas podem gerar grande impacto na qualidade de vendas:

O que é Inteligência de Vendas?

Descubra o que é inteligência de vendas

Chamamos de Inteligência de Vendas, um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas capazes de reunir o máximo de informações e dados mercadológicos necessários para alavancar diariamente a força de vendas de uma empresa.


Com a transformação digital chegando em todas as áreas, a Inteligência de Vendas é bem vinda por lidar com o grande número de informações que as empresas trabalham todos os dias. Coletando, agrupando e analisando as informações e dados dos potenciais, novos e recorrentes clientes no negócio como base para estabelecer processos comerciais mais eficientes e assertivos, que resultam em mais vendas. 

Principais componentes da inteligência de vendas

Coleta de Dados

Este é o primeiro passo na inteligência de vendas. Envolve a coleta de dados relevantes de várias fontes, como CRM, mídias sociais, sites de notícias, relatórios de mercado, etc.

Análise de Dados

Após a coleta de dados, eles são analisados para extrair insights úteis. Isso pode envolver a identificação de padrões, tendências e oportunidades.

Relatórios e Dashboards

Os insights extraídos da análise de dados de Business Intelligence são então apresentados em um formato fácil de entender, geralmente através de relatórios e dashboards. Isso permite que os tomadores de decisão visualizem facilmente as informações e tomem decisões informadas.

Previsão de Vendas

A inteligência de vendas também envolve a previsão de vendas com base nos dados coletados e analisados. Isso ajuda as empresas a planejar suas estratégias de vendas e marketing.

Segmentação de Clientes

A inteligência de vendas também ajuda na segmentação de clientes. Isso envolve a divisão dos clientes em grupos com base em vários critérios, como comportamento de compra, preferências, demografia, etc.

Benchmarking Competitivo

Este componente envolve a comparação do desempenho de uma empresa com o de seus concorrentes. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento.

Automação de Vendas

A inteligência de vendas também pode incluir a automação de várias tarefas de vendas, como acompanhamento de leads, geração de relatórios, etc. Isso ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade das equipes de vendas.

Benefícios da Inteligência de Vendas

  1. Tomada de decisão informada: A inteligência de vendas fornece dados e insights precisos para decisões estratégicas.

  2. Melhoria do desempenho de vendas: Ajuda a identificar oportunidades, entender o comportamento do cliente e prever tendências, aumentando as vendas.

  3. Personalização da abordagem de vendas: Permite um entendimento melhor dos clientes, possibilitando uma abordagem de vendas personalizada.

  4. Eficiência operacional: Automatiza tarefas de vendas, aumentando a eficiência e permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas.

  5. Análise competitiva: Fornece insights valiosos sobre a concorrência, ajudando as empresas a se manterem à frente no mercado.

O que é Força de Vendas?

O que é força de vendas

A Força de Vendas, se trata de um time de profissionais capacitados e motivados a trabalhar sobre produtos e serviços de uma empresa para atender as necessidades dos clientes.  

 

Força de vendas é constituída por profissionais que são apaixonados por aquilo que fazem. Eles possuem visão sistêmica de todo o processo de venda, além de postura diferenciada para bater metas e alcançar objetivos, muitas vezes, desafiadores. A força de vendas tem o compromisso com resultados da empresa, e não somente com seus próprios resultados. 

A força de vendas tem como características:

 

  • Ser especialista no que faz;

  • Tem o pleno entendimento do que vende;

  • Acredita no que vende;

  • Tem o foco nos resultados;

Vantagens da Força de Vendas

A Força de Vendas da Sellentt é composta por profissionais especializados e motivados, com amplo conhecimento dos produtos e serviços que vendem. 

 

Utilizamos sistemas automatizados para aumentar a eficiência, permitindo que a equipe se concentre em fornecer um excelente serviço ao cliente e fechar vendas. 

 

Com um forte compromisso com os resultados da empresa, nossa Força de Vendas desempenha um papel crucial no sucesso do seu negócio!

Inteligência de Vendas x Força de Vendas

Tanto Inteligência de Vendas quanto a Força de Vendas tem o papel de tornar a gestão comercial de seu negócio mais eficiente. Porém, ambas ainda possuem diferenças consideráveis.

 

Enquanto a Inteligência de Vendas é um conjunto de ferramentas que fazem uso de dados, sistema e tecnologia integrados para ajudar o time de vendas a fechar mais negócios através de insights, a Força de Vendas está direcionada para otimizar o processo de tirar pedidos, agregar valor ao atendimento do cliente, gerar novas oportunidades e aproveitamento de mercado.

 

Assim sendo, investir em uma ferramenta de Inteligência de Vendas é valioso, mas também ter uma equipe ou software de Força de Vendas, pode agregar em tomada decisões mais assertivas nos times de vendas e marketing. 

 

Se você deseja aumentar as vendas e conseguir uma maior participação no mercado, não perca tempo e invista em uma solução inteligente que fortaleça as estratégias de prospecção.

 

A Sellentt, conta com módulos que se integram para facilitar na hora de ter maior performance comercial, vender mais e com qualidade! Quer saber mais sobre a solução de gestão comercial mais completa do mercado pode oferecer para sua empresa? Agende uma demonstração!

 

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