Publicado em 22/12/2017
Giulliane,
Catálogos digitais não são verdadeiramente uma novidade. Mas, apesar disso, muitas indústrias desconhecem ou ainda não se atentaram aos benefícios e vantagens que catálogos digitais podem trazer às suas ações comerciais.
Normalmente, o representante carrega consigo um mostruário dos produtos e lançamentos, se desloca até o cliente, apresenta os produtos e efetua o pedido.
Os custos com a produção e manutenção destes mostruários estão se tornando cada vez maiores e inviáveis.
Tem que se produzir centenas, às vezes milhares de peças para, na maioria das vezes, vender menos da metade dos modelos da coleção.
Tem que se organizar esses mostruários em bandejas ou qualquer outra forma de apresentação e emitir NF para o transporte legal, e isso gera um enorme fluxo de trabalho interno.
Além disso, em alguns casos há custos com o seguro destes mostruários, manutenção e troca de etiquetas. Isso, quando não há perda ou desuso por descontinuidade dos modelos na próxima coleção.
Outra forma tradicional de apresentação e venda dos produtos da indústria são os catálogos impressos.
Os custos com catálogos impressos também estão se tornando cada dia mais altos. Além dos custos com a arte na criação desses catálogos, a impressão e o papel tem se tornado cada vez mais caros.
Nem vou entrar no mérito da sustentabilidade aqui, pois não é o objetivo deste artigo, mas também deveria ser levado em conta, diante da escassez ambiental que o mundo está passando.
Além destes custos, existe a demora na produção de novos catálogos impressos, quando são lançados novos produtos ou alguma nova campanha de vendas, em datas comemorativas ou de padrões do comércio, como dia dos Namorados, dia das Mães, dia dos Pais e Natal. Além de tudo isso, ainda existe a impossibilidade de se atualizar catálogos impressos!
É comum também a dificuldade e demora no envio desses catálogos aos representantes e clientes e, consequentemente, um atraso nas compras.
Enfim, são muitas as desvantagens de um tradicional catálogo impresso.
Uma das vantagens de um catálogo digital é a sua praticidade. É possível produzir um catálogo digital em minutos numa plataforma como o Pedidos Digitais, por exemplo. É possível criar um catálogo digital para cada data comemorativa do comercio, como por exemplo Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal.
A navegação em um catálogo digital, conduz o cliente a conhecer outros produtos da marca, incentiva a compra de mais produtos relacionados e a reposição de itens que ele ainda não estava considerando comprar.
Também é possível incluir recursos extras como vídeos com demonstrações dos produtos e depoimentos de clientes, links para seu site ou a opção de curtir as redes sociais. Também é possível emitir pedidos de compra, por meio do próprio catálogo digital.
Caso você precise corrigir ou atualizar algum informação, preço ou descrição de algum produto no catálogo digital, isso é totalmente possível e muito rápido de se fazer. O que é impossível em um catálogo impresso.
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Outra grande vantagem é poder medir o sucesso de um catálogo digital. Não há como analisar a eficiência de catálogos impressos. Já nos catálogos digitais, conseguimos mensurar com precisão, quais clientes acessaram, quantas vezes acessaram, quais produtos são mais visualizados e quais são mais vendidos.
Com isso, é possível criar relatórios precisos que mostram os produtos que mais agradam, mas não vendem e os que mais vendem efetivamente e, assim, estabelecer critérios assertivos para desenhar a próxima coleção.
Todas essas funcionalidades proporcionam uma experiência positiva do cliente com a sua marca e opções de interatividade que não são possíveis de oferecer sem o uso da tecnologia.