A importância da previsibilidade nas vendas

Publicado em 26/11/2020

Giulliane,

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A importância da previsibilidade nas vendas

Abordaremos aqui como você pode obter vendas mais previsíveis e consequentemente aumentar a receita do seu negócio.

Neste artigo, eu gostaria de chamar a atenção para um desafio que muitas indústrias e distribuidoras enfrentam e a maioria delas não sabe como resolver: a sazonalidade e imprevisibilidade nas vendas. 

Muitas destas empresas já se acostumaram tanto com o “status quo” desta questão, que nem chegam a buscar ou imaginar que há solução para minimizar tal situação. 

Mas, como posso vender mais linearmente se meu segmento concentra vendas em determinados períodos do ano?

A primeira coisa importante que devemos lembrar é que, apesar de haver em alguns segmentos de mercado pontos de concentração de vendas em determinados períodos, os  lojistas e revendedores destes segmentos não fecham seus estabelecimentos nos períodos de baixas vendas.

Eles continuam trabalhando, mantendo seus negócios abertos e buscando vendas, mesmo que seja passivamente, ou seja, esperando seus clientes virem ou entrarem em contato com seus estabelecimentos.

Por que então, não aproveitamos esses períodos de baixas vendas e criamos juntos, ações efetivas que possam gerar negócios, tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes?

Vou explicar.

Na grande maioria dos casos, as indústrias e distribuidoras não criam campanhas de incentivo de vendas nesses períodos de baixas vendas, acreditando que isso deva ser feito apenas pelos lojistas e revendedores. 

O que propomos aqui é criar o que chamamos de Marketing Compartilhado, ou seja, gerar ações conjuntas com seus clientes para ajudá-los a vender mais, principalmente nesses períodos mais difíceis. 

 

O milagre da multiplicação e vendas mais previsíveis

Na Sellentt temos uma ferramenta que chamamos de Catálogos Digitais. Esses catálogos são criados em minutos através da plataforma e podem ser disponibilizados imediatamente para todos os seus clientes e revendedores.

São catálogos que podem ter 1 produto, dezenas de produtos ou uma linha específica da sua indústria/distribuidora e podem ser personalizados com o logotipo, dados de contato e markup de venda do seu lojista/revendedor.

Depois de personalizado, o catálogo pode ser divulgado através das redes sociais de seus clientes lojistas ou através de listas de transmissão do Whatsapp, muito usadas hoje em dia pelo varejo.

Agora, o milagre da multiplicação…

Vamos imaginar uma indústria/distribuidora que tenha apenas 500 clientes ativos e que apenas a metade deles farão a divulgação do catálogo digital e que cada um destes clientes tenham apenas 250 clientes cadastrados no Whatsapp. 

250 lojistas divulgando x 250 clientes finais do lojista recebendo o catálogo digital através do Whatsapp = 62.500 consumidores alcançados com apenas 1 catálogo enviado.

62.500 consumidores tendo contato com seus produtos, através de seus revendedores, em um período antes considerado “improdutivo” e com baixas vendas. 

Nesta simulação básica acima, fizemos o cálculo com apenas 50% de adesão dos clientes ativos de uma indústria/distribuidora, que cada cliente lojista desta indústria, que aderiu ao catálogo digital, tinha apenas 250 clientes na sua lista de transmissão do Whatsapp, e que não foi feita a divulgação através de outras redes sociais, apenas pelo Whatsapp e foi enviado apenas 1 único catálogo digital. 

Agora, imagine isso multiplicado por vários catálogos que podem ser feitos mensalmente e a divulgação destes catálogos em várias outras redes sociais e canais dos seus lojistas?

Com essa ação, o que chamamos de marketing compartilhado, você está ajudando seu cliente a vender, oferecendo a ele uma ferramenta pronta para divulgação, um catálogo digital moderno e alinhado com as novas mídias digitais, como o Whatsapp e todas as outras redes sociais.

Além de gerar negócios frequentes, aumentando a previsibilidade nas vendas, tanto para sua empresa como a do seu cliente, os Catálogos Digitais da Sellentt fortalecem o vínculo e relacionamento comercial com seus clientes, demonstrando preocupação com o negócio dele também. 

É um ganha-ganha que traz excelentes resultados para todos os envolvidos. 

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