Publicado em 16/03/2021
Giulliane,
Vender é a maior necessidade de qualquer empresa, seja ela do porte que for.
Sem vendas não há negócio que se sustente.
Existem empresas com ideias fantásticas e promissoras que simplesmente não prosperam, porque não sabem vender ou tem processos de vendas ultrapassados que oneram os custos de vendas e impossibilitam o crescimento do negócio.
Desde pequenos até grandes empresários de sucesso, como Flávio Augusto, Caito Maia, Silvio Santos, Geraldo Rufino, etc, defendem que vendas é a parte mais importante de qualquer empresa, o combustível de qualquer negócio.
Não é à toa que eles têm tanto sucesso. Focaram em vendas em seus empreendimentos. E sem vendas, definitivamente não há negócio ou empresa sustentável.
Hoje a maneira de vender está se transformando. E muitas etapas da venda, que antes eram totalmente presenciais, estão migrando para o digital, para o online.
Vários são os motivos que levaram a essa mudança e ela aconteceria mais cedo ou mais tarde. Mesmo que não houvesse a pandemia, em algum momento no futuro, estas mudanças precisariam ser feitas. A pandemia apenas antecipou uma tendência.
Algumas empresas, inclusive, mudaram totalmente suas vendas para o online, ou inside sales, como dizemos. Porém, existem outras empresas que não podem executar suas vendas totalmente online, e então, estão migrando algumas etapas para o digital.
Um exemplo, são as empresas que atuam com seus representantes no atendimento presencial aos clientes para apresentar lançamentos, novidades e questões técnicas dos novos produtos.
Depois que os clientes conhecem os produtos, passam a fazer suas compras e reposições diretamente online, através de uma plataforma dedicada de pedidos online.
Logicamente, este processo exige uma readaptação do comercial, tanto do time interno como externo. Porém, é um esforço que vale muito a pena e traz enormes benefícios administrativos e financeiros.
Aproveitar-se de tecnologias e ferramentas digitais existentes atualmente, faz com que os custos de vendas reduzam absurdamente e as vendas tenham um crescimento exponencial e contínuo, sem perder a essência e qualidade do bom atendimento e relacionamento interpessoal com os clientes.
Aliás, uma das grandes vantagens do uso de ferramentas digitais, é que se consegue uma enorme melhoria na agilidade e qualidade no atendimento aos clientes.
No final, usando a tecnologia digital, os resultados se traduzem em menores custos de vendas, aumento contínuo na produtividade e no volume de vendas e clientes mais bem atendidos e muito mais satisfeitos.
Não há como negar que o digital veio para ficar e que as ferramentas digitais disponíveis atualmente ajudam a alavancar vendas.
E você, já está usando as ferramentas digitais corretas para alavancar as vendas do seu negócio?