Publicado em 31/10/2023
Melissa, Vespa
A Claw é uma empresa que está no mercado desde 2011, sendo reconhecida pela importação e distribuição de motobombas por todo o Brasil. Até 2022, a empresa utilizava apenas seu ERP, que cuidava dos pedidos, orçamentos e do setor financeiro no geral. A ferramenta contratada não oferecia funcionalidades que traziam os dados necessários para alavancar as suas vendas.
Com o crescimento da empresa, os vendedores foram se espalhando pelo país, e com isso as dificuldades começaram a surgir. Representantes de outros estados poderiam vender itens que não estavam no estoque, devido à atualização tardia no sistema; eles não tinham uma noção assertiva sobre quais produtos eles mais vendiam e quais deveriam ser impulsionados no serviço de campo, e só havia uma tabela de preços para explorar com seus clientes.
Por conta dessa carência de relatórios interessantes para o setor, a Claw aceitou, no ano passado, ter uma conversa com a Sellentt para avaliar a plataforma oferecida, cujo objetivo é ajudar os gestores a alcançarem a sua máxima performance comercial. Após demonstração com os especialistas de vendas, a empresa fechou um contrato para experimentar o programa que contribuiria para aprimorar a sua gestão.
Com a plataforma da Sellentt, todos os representantes utilizam um aplicativo próprio (para Android e iOS) conectado à gestão comercial, que permite que eles tenham acesso a todas as informações cruciais para fechar contratos, realizar agendamentos e aumentar suas vendas.
Para o gestor que teme que seus vendedores terão dificuldades com o sistema, a empresa oferece tutoriais por vídeo simples e de fácil entendimento para compreender o mesmo; para aqueles que não conseguem organizar as visitas da melhor maneira, a Sellentt prepara rotas conforme as necessidades e endereços mais próximos do vendedor. A plataforma também oferece a carteira completa dos clientes do vendedor para o gestor, facilitando o feedback e cobranças mensais necessárias.
“Buscávamos uma (plataforma) que fosse fácil para o representante usar, porque os de longa data ainda faziam pedidos no papel, mandavam pelo WhatsApp e faziam o pedido pela empresa, então tinha que ser facilitada para eles aprenderem e receberem as informações. A Sellentt se encaixou bem no pedido de vendas. Hoje, o representante consegue ter autonomia para fazer os pedidos”, afirma o supervisor comercial da Claw, Tiago Nunes.
Os resultados falam por si só: a Claw notou um aumento de 10,3% no mix de produtos entre junho deste ano e junho do ano passado. Houve também um aumento de 9,1% na positivação de clientes no mesmo período.
É fato que a plataforma que você usa é somente uma peça importante na sua gestão comercial; mas também sabemos que, sem ela, nenhuma das outras se encaixa.
É essencial utilizar uma plataforma que unifica todas as ferramentas do gestor comercial, para que nem ele e nem seus representantes precisem utilizar diversos aplicativos para efetuar poucas e simples tarefas; é essencial que ela seja facilmente integrada com os principais ERPs do mercado, para não dar dor de cabeça para a operação do setor, e é importante que ela seja intuitiva, prática e fácil de usar. Pensando nessas e em outras necessidades, a Sellentt surgiu.
A Claw prezava pela independência dos seus vendedores, desejando que eles fossem capazes de efetuar o pedido, cadastrar o cliente e analisar a venda por si mesmos. Com a Sellentt, isso foi possível.
“(A Sellentt) auxiliou no sentido de o representante conseguir fazer um pré-cadastro de um cliente. Antes não tínhamos como fazer isso, pois era necessário passar para a equipe interna realizar o cadastro e, posteriormente, o pedido”, declarou Tiago.
A ferramenta supriu essa necessidade, pois o cadastro costumava ser um processo muito burocrático. Com a Sellentt, a dinâmica do trabalho dos vendedores em campo também foi alterada para melhor:
“Ao iniciar um cadastro no Sellentt, os representantes podem usar informações rápidas como o CNPJ do cliente e o sistema já puxa tudo; automaticamente já conseguem fazer um orçamento para ele. Com isso, o cliente não fica no limbo, conseguem fazer um acompanhamento. O cadastro é simples e já dá para fazer um pedido para o cliente”, disse o supervisor comercial da Claw.
Os representantes costumavam ter que receber um modelo de cadastro da equipe. Esse processo era manual e poderia levar a erros e retrabalhos, atrapalhando o andamento da venda. “Hoje, não, eles podem até tirar uma foto da fachada (do estabelecimento), já anexar e vem tudo pronto”, afirma Tiago.
Graças a módulos que a plataforma oferece, como o de Inteligência Comercial, o gestor pode analisar áreas assertivas para expansão, com os dados que a Sellentt fornece. A Claw foi certeira em utilizá-la, pois percebeu a mudança estratégica no setor:
“Em relação ao mix de produtos, houve um acréscimo considerável porque observamos melhor as regiões que vendiam mais e tínhamos informações mais detalhadas, assim como o representante, então tomamos uma iniciativa estratégica em certos segmentos de produto, por conta das informações em tempo real“, disse Tiago. Ele também conta como a carteira personalizada para cada vendedor ajudou na relação de informações, tanto passadas a ele, como analisadas por meio de relatórios para o gestor.
Entre os diversos módulos que a Sellentt fornece ao gestor, um que vem se destacando na Claw é o do CRM. Tiago diz que “o módulo está auxiliando muito para verificar o que está sendo feito pela equipe interna, registrando alguns atendimentos para saber o que fazer no próximo pedido do cliente”.
Precificação não costuma ser um processo simples, especialmente sem a ajuda de uma solução de vendas. Com a base de dados valiosos que a Sellentt oferece, é possível verificar seu lucro e investi-lo em outras áreas.
“A Sellentt ajudou muito na análise de pedidos. Nós temos uma tabela de preços fixa e com uma margem de desconto. Antigamente, não tínhamos esse controle de preços e nem sabíamos se estávamos vendendo muito barato, dando muito desconto. Então, agora temos essa análise de precificação. A partir do percentual, inclusive do desconto por gestores responsáveis, o pedido só segue se passar pela análise deles, senão é reprovado”, diz Tiago.
O supervisor comercial da Claw também aprovou a política comercial, afirmando que “a Sellentt ajudou com as regras de condição, de entrega, de pagamento, então (a política comercial) é necessária, mas conseguimos fazer com que essas regras tenham exceções, e são autorizadas após sair da pendência de análise. Está sendo bom ou negativo para a empresa? Analisamos tudo isso. A política comercial foi muito bem elaborada e dá para moldar ela facilmente, é perfeito”.
O supervisor comercial da Claw também não poupou elogios para o time de C.S. da Sellentt, afirmando que “ajudaram muito no processo com algo problemático que surgisse, tudo foi sendo resolvido, a equipe está sempre à disposição e são ágeis”. Ele também cita que o suporte do time de CS foi essencial nas alterações da configuração da política comercial, que costuma ser uma tarefa complicada; com isso ele diz que “o suporte da Sellentt sempre equilibrou tudo isso”.
O maior diferencial da Sellentt é a sua constante evolução para entregar o sistema mais completo, funcional e intuitivo do mercado brasileiro.