Publicado em 16/03/2022
Melissa, Vespa
O que esperar para o futuro do trabalho? De que forma a pandemia da Covid-19 influenciou as mudanças na execução de serviços? Será que tudo vai voltar a ser como antes? Qual o papel da tecnologia digital nessa nova era trabalhista? Como isso afeta os gestores e colaboradores?
Esses são questionamentos importantes, visto que é fundamental saber quais são as previsões dos próximos anos para começar a se preparar desde já.
Então veja neste post, as principais tendências para o trabalho e os insights que um recente estudo da Gartner fornece para as empresas.
Veja 3 fatos históricos que influenciaram a evolução do trabalho.
A primeira grande mudança no modo da sociedade, em geral, executar o trabalho foi trazida pela Revolução Industrial. Antes dessa época as tarefas eram feitas manualmente e demoravam um longo período para serem concluídas.
A partir da descoberta da eletricidade, entramos em uma segunda fase que permitiu o avanço tecnológico dos maquinários e a produção em grande escala. Para as empresas, isso significou a possibilidade de vender mais produtos e a um preço mais atrativo para os clientes.
Porém, para os trabalhadores das fábricas, esse período de transição foi turbulento, muitos eram expostos a condições insalubres e a jornadas exaustivas, além de receberem salários extremamente baixos.
Outro evento que marcou a história do trabalho, foi a invenção da Internet em 1969. Depois dela, o mundo entrou em uma Revolução Digital, os computadores e novas profissões relacionadas ao universo online surgiram e se tornaram cada vez mais necessárias.
Nesse sentido, a internet impulsionou a evolução de áreas, como a robótica, Inteligência Artificial e IoT (Internet of Things), dando início a um novo período conhecido como Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0.
Nos dias de hoje, também é válido destacar o grande papel que as funcionalidades da cloud computing (ou computação em nuvem) desempenham dentro das operações empresariais. Por exemplo, os softwares de ERP online permitem a integração de informações entre diferentes filiais da organização e facilitam o acesso de qualquer lugar.
No ano de 2020, inúmeras empresas, ao redor de todo o mundo, precisaram adaptar os seus modelos de trabalho para o home office. Já que foi necessário manter o distanciamento social para evitar o aumento da contaminação pela Covid-19.
Inicialmente, a ideia era que essas medidas fossem temporárias, talvez, por poucas semanas. Entretanto, o tempo de duração da pandemia se prolongou, levando o regime remoto a permanecer ativo.
Como resultado disso, inúmeras pessoas tiveram a oportunidade de experimentar pela primeira vez como é trabalhar à distância. Isso modificou as relações trabalhistas e a expectativa é que muitas das mudanças permaneçam e mesmo com o fim da pandemia, o trabalho não vai voltar a ser como antes.
Sendo assim, o que vai acontecer nos anos à frente? Quais são as principais tendências? Confira!
De acordo com a previsão do Gartner sobre o futuro do trabalho, 48% das organizações têm preocupações sobre as taxas de rotatividade de funcionários. Isso é compreensível, já que altos índices de turnover diminuem a produtividade e aumentam os custos.
Então, o que fazer para reduzir as chances de que seus colaboradores migrem para outros empregos? Como ficar alinhado com as novas práticas do mercado? Veja 4 insights baseados no estudo da Gartner.
Como citado, lá na época da Revolução Industrial, o foco era apenas na produção, deixando as necessidades dos trabalhadores de lado. Agora, a experiência do colaborador passa a ocupar um bom espaço do planejamento das ações nas organizações.
Nesse sentido, o conceito é que o bem-estar dos profissionais influencia diretamente em seu nível de rendimento e, consequentemente, na produtividade da empresa. Por isso, há maior preocupação com motivação e engajamento, o que aumenta a flexibilidade e permite que os funcionários escolham o seu local de trabalho.
Segundo os dados do Gartner, 39% dos trabalhadores disseram que deixariam o emprego, caso a organização ordenasse um retorno totalmente presencial ao serviço. Desse modo, a previsão é que o futuro do trabalho utilize os modelos híbridos ou home office, em situações que a profissão permitir.
Com a expectativa de que as empresas usem soluções em nuvem para viabilizar o serviço à distância, outra tendência para o trabalho é que os colaboradores necessitem adquirir novas habilidades digitais.
Nesse caso, isso também é um desafio para as organizações que vão precisar repensar os seus modelos de seleção de colaboradores, além de investir em novos meios de capacitação e treinamento para os funcionários atuais.
Só para exemplificar, a tendência é que o recrutamento passe a ser cada vez mais virtual. O que implica em adaptar os métodos de avaliações, como as dinâmicas e entrevistas, que antes eram predominantemente presenciais, para o ambiente online.
Não há dúvidas de que o futuro do trabalho é digital. A nova era traz uma série de tecnologias modernas que prometem otimizar e ampliar o funcionamento das operações empresariais.
Assim, quem não quiser ficar ultrapassado, precisará implementar esses novos recursos tecnológicos. A previsão de Gartner é que 80% das vendas B2B vão acontecer apenas em canais digitais até 2025
E 74% dos CSOs (Chief Security Officers) disseram que estão ou já atualizaram suas habilidades de vendas para os novos modelos virtuais.
Além disso, a ideia da transformação digital também é diminuir a burocracia e o retrabalho, possibilitando que tarefas rotineiras sejam automatizadas. Assim os trabalhadores podem se concentrar em outras questões mais relevantes.
A previsão para o futuro do trabalho é que até 2024, cerca de 30% dos funcionários que estão atualmente trabalhando remotamente, permaneçam atuando em home office.
Em vista disso, os gestores atuais devem desenvolver novas habilidades de liderança, com foco na era do trabalho remoto. Entre outros aspectos, isso envolve:
Em resumo, o modo de trabalhar sofreu modificações ao longo da história, seja pela Revolução Industrial, invenção da internet ou pelo período crítico da pandemia da Covid-19.
Agora o foco das empresas é na experiência positiva e no bem-estar dos colaboradores. Além disso, a tendência é que os regimes híbridos e home office permaneçam, aumentando o uso de ferramentas tecnológicas.
E o seu negócio? Está preparado para o futuro do trabalho e a aceleração da transformação digital?