Publicado em 03/11/2023
Melissa, Vespa
A Matilat é uma grande empresa de laticínios, presente em mais de 200 cidades, com centenas de colaboradores e +3000 clientes ativos. Por ser um negócio de grande porte, necessitava de uma plataforma que atendesse a todas as suas necessidades.
Em conversa com a líder do departamento comercial, Michele Valentim, a mesma afirmou que “tínhamos uma outra ferramenta que não estava mais atendendo, principalmente na parte do suporte. Não era tão moderna. A tecnologia muda a cada minuto e (a plataforma) não estava tão adaptada ao que a gente precisava, por isso resolvemos trocar. A Sellentt foi apresentada, entre outras empresas, e se destacou. Era o que a gente mais estava buscando”.
O caso da Matilat é mais comum do que se pensa. Muitas ferramentas estão se tornando ultrapassadas, abrindo espaço para as mais tecnológicas, que se destacam no mercado, como a Sellentt. Desde janeiro de 2022, a Matilat foi uma das empresas que decidiu escolher o melhor caminho para alavancar as suas vendas, investindo em um sistema que suprisse as suas demandas.
Presente na empresa há mais de 15 anos, Michele compartilha a rotina do trabalho com a plataforma, sincronizando os pedidos e estoque entre os gestores e os representantes em campo. Os pedidos passam pela Sellentt e toda a equipe comercial tem acesso à plataforma, sempre em contato com o time de vendedores, que recebe as informações simultaneamente nos seus aplicativos. A rotina de um time comercial pode ser bem atarefada, e isso pede por um sistema que colabora com a mesma velocidade do pensamento.
“Hoje a plataforma é muito importante porque todos os pedidos passam pela Sellentt. Digamos que 99% deles passam, ou seja, 99% dos representantes utilizam a ferramenta (mais de 50 representantes só da Matilat); também temos a BRQ, que utiliza a ferramenta, então toda a nossa venda está ali, tudo é digitado por lá”. Quando perguntado acerca dos benefícios da solução, a líder disse que “além de ser uma boa ferramenta, tem um bom suporte, parceria e troca. A parceria é muito boa e sempre somos escutados”.
O trabalho de uma grande empresa de laticínios com diversos clientes envolve um trabalho bem organizado, tanto pelo time comercial quanto dos representantes em campo. Conversando sobre um caso hipotético, Michele explica: “vamos supor que eu esteja com uma carga pra fechar agora e falta um determinado volume. Eu falo com um representante em campo e o pedido já está aqui, então a plataforma traz agilidade no atendimento e na gestão de pedidos, o que traz segurança pra gente”.
Um receio que muitas empresas têm é o de que seus funcionários não consigam trabalhar com um sistema mais moderno, optando permanecer com um mais básico, escrevendo à mão ou inserindo os dados em um planilha. Infelizmente, isso pode levar a erros manuais e retrabalhos, trazendo dificuldades para o time comercial e impactando no lucro da empresa.
É fato que no começo a adaptação de um novo sistema pode ser difícil, por isso a Sellentt investiu em treinamentos e vídeos de apoio de qualidade para todos os seus clientes. O sistema também é mais fácil de aprender pois eles prezam pela usabilidade do mesmo, oferecendo uma plataforma intuitiva, moderna e prática.
A Michele conclui que “quando a gente usou a ferramenta, o Marcelo (especialista de vendas) foi pra Matilat e fez o treinamento por uma semana toda, foi bem legal e o pessoal pegou bem fácil”.
Uma parceria de sucesso como essa merecia um depoimento como o da Michele. A Sellentt sente orgulho por participar da história da Matilat e espera que venham muitos anos de parceria por aí!